CAÇA AO NEOLOGISMO NOS TEMPOS DA PANDEMIA — Quem alinha?

Vamos aos factos: estamos em março de 2020 e encontramo-nos em estado de emergência por causa de uma pandemia. Essa pandemia chama-se Covid-19 e é causada pelo novo coronavírus, também conhecido por SARS-COV-2. Por toda a parte do mundo, estamos recolhidos, em contenção, muitos em teletrabalho, com a circulação restrita. Isto assim muito sumariamente. Pronto, fica aqui registado para o dia em que a memória nos falhe .

Estamos, portanto, perante novas realidades, novos meios de vida, novas situações, novos contextos que temos de designar, de nomear (na verdade, é o que está permanentemente a acontecer, mas adiante). Estamos então num momento riquíssimo para a língua, um momento em que muitas das palavras existentes adquirem novos significados e em que novas palavras surgem para designar todas estas novidades.


Estas palavras novas chamam-se neologismos. Os léxicos das línguas dispõem de vários mecanismos para incorporar neologismos, sendo os mais produtivos os seguintes:

1. a construção de palavras recorrendo a regras da própria língua;

2. a reutilização de palavras existentes;

3. a importação de palavras de outras línguas.

Muitos deles prevalecerão e acabarão por entrar nos dicionários, outros provavelmente, não. Hélas!

E agora vamos ao que interessa: tem sido um exercício muito libertador observar a criatividade lexical que grassa e todas as novas palavras que se têm atravessado à nossa frente por essas redes sociais afora. Deixamos algumas abaixo, para vosso/nosso gáudio.


Covidelírios — Delírios em forma de pensamento derivados do isolamento pela Covid-19 ex: “Essasnails e raízes devem estar lindas...#covidelírios” in perfil de Facebook

Passeio higiénico — Motivo de muita discórdia, o passeio higiénico adquire agora uma outra dimensão, totalmente nova. Ansiada por muitos, odiada por outros. Ex.: “Parem de fazer passeios higiénicos à praia e aos parques! Sejam cívicos.”

Covidices — Coisas que fazemos em casa derivado ao isolamento pela covid-19 e que, obviamente, nunca tínhamos feito até então. Ex.: “Hoje dei-me ao trabalho de fazer uma grande covidice: fiz pão.”

Pãodemia — Esta é uma palavra que pode ter dois significados. É o nome de uma receita da Filipa Gomes que se tornou viral por estes dias para que possamos ter sempre pão fresco durante o isolamento pela pandemia covid-19, e também designa a disseminação de pão por toda a cidade, no caso das padarias que distribuem pão (“vamos ter uma pãodemia na cidade, com tanta padaria a fazer chegar pão às nossas casas”).

Quarentite — Conhecemos esta nova palavra num dos nossos dicionários favoritos, o Desdicionário da Língua Portuguesa. Diz o dicionário: “quarentite s.f. | Irritabilidade, angústia ou alienação provocados pelo isolamento voluntário ou involuntário.”

Covinado — Pessoa confinada, em casa, por causa da pandemia Covid-19. Ex.: “Passeios higiénicos?! Que pouca vergonha é esta? Isto é uma falta de respeito para com os que estão em casa, covinados, a fazerem o sacríficio.”

Covidiota Este neologismo foi importado. Chegou-nos na forma inglesa “covidiot”, mas rapidamente se alastrou na forma portuguesa. Tem duas aceções; designa aqueles que ignoram as indicações de distância social, ajudando a disseminar a Covid-19 (ex.: “vais visitar a tua avó?! Por favor, não sejas covidiota”, e também os que esvaziam as prateleiras do supermercado, espalhando o medo e deixando os restantes sem mantimentos (Ex.: “Aquela pessoa leva ali 200 rolos de papel higiénico. Que covidiota...”

E vocês? Com que novas palavras relacionadas com a pandemia Covid-19 já se cruzaram por aí? Partilhem-nas connosco! Vamos fazer a maior lista de neologismos da pandemia (pandelogismos? covilogismos?).

184 visualizações

A Três Pontos é uma empresa especializada em conteúdos: tradução, revisão de textos, produção de conteúdos, edição corporativa, consultoria linguística e formação.

Copyright  © 2020  Todos os direitos reservados. |  All rights reserved. 

 

 

 

Tel.: 21 792 38 33

E-mailgeral@trespontos.pt

 

Av. do Brasil, n.º 1

1749-008 Lisboa

 

 

 

 

Fale connosco.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • face.png
  • linkedin.png