A palavra «prontuário»


Acontece a todos. Estamos tão imbuídos no nosso dia a dia, profissional ou pessoal, que não nos apercebemos de que há mais coisas além daquelas que conhecemos e com que estamos habituados a lidar. E, às vezes, basta atentarmos no significado das palavras que designam as “nossas” coisas para intuirmos que é bem possível que possam designar também as coisas dos outros. Bom, vamos a um exemplo prático: o prontuário. O prontuário é uma das ferramentas de trabalho fundamentais da equipa de consultores linguísticos da Três Pontos. Aliás, tratamo-lo exatamente assim, “o prontuário”. “Passa o prontuário”, por exemplo, é uma das frases que mais dizemos diariamente. Mas a verdade é que trabalhamos com vários prontuários: o prontuário ortográfico, o prontuário de verbos com preposições, o prontuário ortográfico, o prontuário de erros corrigidos do português... todos eles de autores diferentes e com informações distintas (e valiosas!).

«Prontuário» deriva do latim promptuarium, lugar onde estão coisas prontas, que podem ser encontradas a qualquer momento, prontamente. Deriva, por sua vez, de promptu, pronto, disponível. Passou, depois, a designar registos de arquivos, à disposição para consultas imediatas. Tem, portanto, dois significados, como nos diz o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:

1. Lugar onde se arrecadam coisas que de um momento para outro podem ser precisa.

2. Livro, manual que contém fórmulas e indicações úteis de modo a achar prontamente o que se quer saber.

("prontuário", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013)

Significa isto que o prontuário é amigo de muita gente e não apenas dos consultores linguísticos. É amigo de todos aqueles que precisam de muitas informações e de que estejam todas no mesmo repositório. É por isso que existem prontuários de todas as áreas, como o prontuário médico, o prontuário terapêutico, o prontuário de processo penal, o prontuário de formulários e trâmites, o prontuário de metalurgia.... enfim, a lista é infindável e só nos mostra como é interessante sabermos de onde vêm as palavras.

E vocês? Também trabalham com um prontuário na vossa secretária? Gostavam de ter um específico da vossa área?

#trespontos

#deondevêmaspalavras


32 visualizações

A Três Pontos é uma empresa especializada em conteúdos: tradução, revisão de textos, produção de conteúdos, edição corporativa, consultoria linguística e formação.

Copyright  © 2020  Todos os direitos reservados. |  All rights reserved. 

 

 

 

Tel.: 21 792 38 33

E-mailgeral@trespontos.pt

 

Av. do Brasil, n.º 1

1749-008 Lisboa

 

 

 

 

Fale connosco.

  • Instagram - Cinza Círculo
  • face.png
  • linkedin.png